Eng. Katia Albany

Especialista em NR 10

 

Fala amante da elétrica!

Hoje é o meu primeiro post aqui no blog e tenho um assunto muito importante para falar com você.

Você sabe importância de aplicar a NR 10 em canteiros de obras? 

Antes de começar já te informo que esse tema será divido em dois posts. Esse primeiro post será mais uma introdução para que caso você não tenha conhecimento sobre esse assunto possa entender melhor sobre o que é o canteiro de obras. Já no segundo post vou falar sobre a Implantação da NR 10 em canteiros de obras, onde será falado sobre a sua importância, as suas obrigações, as normas mais utilizadas e muito mais, tudo bem detalhado para você. Então vamos começar?

CANTEIRO DE OBRAS

O canteiro de obras se identifica como uma área de trabalho fixa e temporária, é nele que é desenvolvido as operações de apoio e de execução de uma obra. Existem três tipos de canteiros de obras, sendo eles:

  • Canteiro Restrito;
  • Canteiro Amplo;
  • Canteiro Longo e Linear.

O canteiro restrito é onde a área total é disponibilizada para a obra, como bons exemplos são as reformas e ampliações.

O canteiro amplo é onde as obras irão ocupar apenas uma pequena parte do terreno e nesse tipo de canteiro é possível até mesmo ter as instalações de acomodação para as pessoas ou para armazenamento, também é bem comum o fluxo de veículos. Normalmente esse canteiro é usado em obras industriais de grandes dimensões.

Já o canteiro longo e linear, são obras que ocorrem normalmente em locais com poucos pontos de acesso, alguns exemplos seriam os túneis, as estradas de ferro e as redes de gás.

Antes de falar sobre a NR 10 em canteiro de obras eu vou explicar para você o que é a NR 10 e a NR 18, que são extremamente importantes para esse tema.

NR 10

A Norma Regulamentadora 10 – NR 10, é a norma que foi emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e que tem como seu principal objetivo garantir a saúde e segurança do trabalhador que de forma direta ou indireta interage nas instalações elétricas ou nos serviços com eletricidade.

NR 18

A Norma Regulamentadora 18 – NR 18, teve a sua última modificação em 18 de abril de 2018 (guarde essa informação, pois ela será importante), é a norma que estabelece as diretrizes de ordem administrativa com o objetivo de executar medidas de controle e sistemas de prevenção na indústria da construção civil.

ACIDENTES EM CANTEIROS DE OBRAS

Você sabia que os canteiros de obras são locais de muito perigo para um trabalhador na área da construção civil?

De acordo com a Abracopel (2018), só no ano de 2017, 58 trabalhadores morreram em canteiros de obras ou em construções em geral, por causa do choque elétrico.

Existem notícias como:

“Colaborador de 28 anos que trabalhava na montagem de um barracão ao manusear uma barra de ferro, acabou tocando em um fio da rede de alta tensão, recebendo uma descarga elétrica.” – (Fonte: Repórter Alencar e Guilherme Zimmermam)

Agora você me pergunta o porquê de ocorrerem esses acidentes e a resposta é simples:

Por causa das instalações elétricas improvisadas! Sim, muitas são as pessoas que pensam que por serem instalações temporárias não precisam das proteções adequadas, e as vezes até a falta de informação sobre os riscos que estão correndo fazem com que os trabalhadores manuseiem os equipamentos de forma incorreta, fazendo com que os riscos de acidentes sejam ainda maiores.

NR 10 EM CANTEIROS DE OBRAS

Na última modificação da NR 18, foi alterado o item 18.21, onde agora, a execução de instalações elétricas temporárias e definitivas em canteiros de obras passa a ser dirigida pela NR 10, que é a norma que trata sobre a Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. O motivo dessa mudança é para prevenir os acidentes no setor da construção e por esse motivo é muito importante que as empresas cumpram as normas técnicas, assim estará protegendo a saúde e a segurança do trabalhador.

Agora, eu vou te falar quais são as principais Normas Técnicas Brasileiras (NBR) que estão relacionadas com esse tema:

  • NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão
  • NBR 5419 – Proteção Contra Descargas Atmosféricas;
  • NBR 16200 – Elevadores de Canteiros de Obras;
  • NBR 13248 – Cabos de Potência e Condutores Isolados sem Cobertura.
  • NBR 12284 – Áreas de Vivência em Canteiros de Obras

No próximo post eu vou te explicar sobre cada uma delas. Então, até o próximo post!

1 comentário em “A IMPORTÂNCIA DA NR 10 EM CANTEIRO DE OBRAS”

  1. Pingback: Como aplicar NR 10 em canteiros de obras - Eng. Katia Albany

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *